Estar em contato com um grupo de semelhantes é necessidade de qualquer ser humano. A troca de experiências, o aprendizado e o acolhimento relativo aos relacionamentos são parte integrante e indispensável do desenvolvimento saudável de uma pessoa. A importância destas experiências é comum em todas as abordagens que visam compreender, educar e tratar dos seres humanos (Broatch, 1996).

Partilhar as experiências relativas ao TOC e a ST pode ser bastante complicado. Os conceitos de normal e anormal vigentes em nossa sociedade apresentam neste caso (e em muitos outros) um grande empecilho. Assim, além do sofrimento advindo da incontrolabilidade relativa aos comportamentos desagradáveis, da percepção de que tais pensamentos e comportamentos não apresentam nenhuma lógica, essas pessoas sofrem também com a reação que a comunidade tem, de um modo geral, frente a tais comportamentos. A relação da pessoa que tem TOC e ou ST com seus familiares e com a comunidade pode apresentar problemas e dificuldades.

Uma pessoa com TOC e ou ST produz mudanças na vida das pessoas que convivem com ela. A família acaba se envolvendo e participando no ritual do familiar, e desta forma; é construída a acomodação familiar.

Para evitar a acomodação familiar, os familiares não devem participar dos rituais e nem mudar a rotina de seus membros para evitar conflitos. Com informação e orientação profissional especializada as relações familiares vão ser modificadas (Guedes, 2013).

Sem um suporte social adequado, é muito difícil que a pessoa com TOC e ou ST alcance uma qualidade de vida desejável e se mantenha em tratamento. É fundamental que esses indivíduos possam encontrar pessoas com as quais se identifiquem, possam partilhar experiências e aprender (Broatch, 1996).

Os grupos oferecidos pela AstocSt proporcionam:

  • Suporte social.
  • Informações sobre TOC e ST e tratamentos disponíveis.
  • Aprendizado de estratégias para lidar com o TOC e ST.
  • Enfatizam a responsabilidade que os participantes devem ter com o tratamento.
  • Troca de experiências.

Grupos de Apoio da AstocSt:

  • Dois grupos de pessoas com TOC.
  • Um grupo de jovens.
  • Dois grupos para familiares de pessoas com TOC.
  • Um grupo para pessoas com Síndrome de Tourette e familiares.